terça-feira, 12 de abril de 2011

Preconceito : opinião sem conhecimento



Oi pessoal ! Hoje vou falar sobre um assunto que vem sendo cada vez mais sério na sociedade, o preconceito.
O preconceito ao meu ver nada mais é do que opinião sem conhecimento, uma idéia alienada que foge aos padrões que fojem de uma sociedade, atualmente é um assunto muito delicado de se argumentar pois muitas pessoas sofrem de preconceito ou são preconceituosas de alguma forma.
Ao ver um mendigo na rua a maioria das pessoas se afasta , não passa perto e ignora , achando que isso não é preconceito , mas sim isso de certa forma é um preconceito.
Existem vários tipos de preconceito dentre eles :

- O preconceito racial
- O preconceito social
- O preconceito sexual



O preconceito racial mais conhecido como racismo, ocorre quando uma ''raça'' se acha superior a outra , devido as diferenças biológicas delas , um bom exemplo foi o preconteito de Hitler contra os Judeus que os esterminou de forma brutal, fazendo com que a população alemã acreditasse ser melhor do que os outros.

Enquanto o preconceito social é uma forma de preconceito a determinadas classes sociais que advém da divisão da sociedade em classes onde se acredita que as classes mais pobres são inferiores a que possuem mais bens , ou seja as classes mais altas.um exemplo claro de discriminação e preconceito social é a existência de favelas e condominios fechados tão próximos fisicamente e tão longes socialmente das residências da classe média.


Já o preconceito sexual tambem conhecido como sexismo são ações que privilegiam pessoas de um gênero (ou uma identidade sexual) detrimento dos entes de outro gênero , fazendo com que acreditem serem superiores aos outros. Um exemplo disso foi o extreminio de milhões de homossexuais feito por Hitler na Alemanha.
Tem um video que achei na internet do felipe neto em que ele comenta sobre o preconceito :




De alguma forma o ser humano é dotado de algum tipo de preconceito, talvez ainda não saiba qual é o seu mas existe , o preconceito leva à discriminação, à marginalização e à violência, uma vez que é baseado unicamente nas aparências e na empatia, por isso o prenconceito não passa de opinião sem conhecimento.


Todos temos liberdade de escolha, todos nós somos iguais , todos somos seres humanos, respeite as diferenças são elas que nos fazem únicos. Bom pessoal é isso , espero que estejam gostando do nosso blog e continuem nos acompanhando e comentando , não deixem de opinar !


Luiza N. de Almeida

Um comentário:

  1. Luiza.

    Ótimo o post. E em tempo de “bulling”, vem em boa hora. A aceitação e boa convivência das diferenças é fator primordial para uma coexistência pacifica e civilizada. O Brasil tem a benção de maior tolerância as diferenças (ainda temos muito que melhorar), nos demais países a situação é ainda pior.

    Abraços

    Guilherme

    ResponderExcluir