quinta-feira, 7 de abril de 2011

Aldeia Global


Oi pessoal ! Hoje eu vou falar sobre Mcluhan e sua teoria, aldeia global, mas você deve estar se perguntando quem é esse cara ?Herbert Marshall Mcluhan foi um filósofo,sociólogo e educador canadense que introduziu as expressões o impacto sensorial, o meio é a menssagem e aldeia global como metáforas para a sociedade contemporânea, ao ponto de se tornarem parte da nossa linguagem do dia a dia.



A teoria de mcluhan sobre aldeia global dizia que o processo tecnologico e stava reduzindo todo o planeta à mesma situação que ocorre em uma aldeia, o conceito de aldeia global é simples. Explica que o mundo está interligado por uma rede que diminui as distâncias entre as informações passadas de pessoa a pessoa. E também, acaba estreitando as relações econômicas, políticas, sociais, escolhendo a televisão, um meio de comunicação em nível internacional, que estava começando a ser integrado via satélite , mas esquecendo-se que as formas de comunicação da aldeia possuem duas direções contendo o conceito de um mundo interligado e começando a ser ''globalizado'' .
Essa interligação com as regiões do globo criaria uma teia de dependências mútuas acabaria promovendo a luta pelos mesmos ideais na Terra, o habitat desta "aldeia global".
Mcluhan considerava que a informação trocada de forma virtual e eletrônica poderiam superar distâncias geográficas e até mesmo permitir trabalhos distintos entre pessoas, empresas e governos. A aldeia global e seu potencial comunicativo desfragmentam espacialmente as sociedades, o que permiteria que um ocorrido numa região do planeta afete a opinião pública em outro continente distante, onde na aldeia a fronteira é eletrônica, o que está distante dessa conexão fica à margem. Ele defendia a ideia de que a imprensa retirou o ser humano do sentimento de tribo, o colocando numa leitura individual e distante dos fatos, a mídia eletrônica fez com que o ser humano voltasse a ser membro da tribo tornando-se receptor instantâneo de fatos recém ocorridos.
Porém na atualidade a rede de Mcluhan é a internet que interliga varios paises do mundo sendo a maior encurtadora de distâncias. Ela diminui todas as distâncias de informações do mundo.
Bom pessoal é isso , continuem acompanhando e comentando que estaremos sempre buscando novidades e informações pra voces.

Luiza N. de Almeida

2 comentários:

  1. A TV é um veiculo de comunicação de massa, porém unidirecional. Não permite a “troca” de informação. Com a internet, temos visto a integração entre “tribos” distantes. Exemplo disso é a recente crise nuclear do Japão que gerou imediatas controvérsias no mundo todo e respeito da energia nuclear.

    Ótimo post.

    Abraços,

    Guilherme.

    ResponderExcluir
  2. a teoria de mcluhan sobre a aldeia global dizia que o processo tecnologico estava reduzindo todo o planeta. ele explica que o mundo esta interligado por uma rede que diminuia a distancia as informaçoes que era passada de pessoas a pessoas. a aldeia global e uma forma de mostrar os produtos que as pessoas nao conhecem para eles terem mais lucro
    NOME: ANDRE FELICIANO SEGUNDO ANO DO ENSINO MEDIO

    ResponderExcluir