segunda-feira, 4 de abril de 2011

A filosofia Moderna


Oi pessoal ! Primeira mente gostaria de parabenizar meus amigos pelas postagens deles e agradecer a quem anda nos acomapanhando e comentando,então realmente muito obrigada. Bom hoje eu vou falar sobre esse cara ai da foto , você sabe quem ele é ?
Ele é Thomas Hobbes um dos fundadores da filosofia moderna, ele foi um matemático, teórico político, e filósofo inglês, autor de Leviatã e Do cidadão que viveu entre 1588 e 1679.
Hobbes lenvantou como hipótese que o homem vive seu estado natural a partir de uma ''guerra de todos contra todos'' , ou seja , não há garantias de segurança e por conta disso os homens sentem necessidade da construção de um Estado
que irá regulamentar , através de leis e regras, a segurança da propriedade privada.
Ele defendia a ideia segundo a qual os homens só podem viver em paz se concordarem em submeter-se a um poder absoluto e centralizado.


Mas o que é homem no estado natural ?
No estado Natural enquanto que alguns homens possam ser mais fortes ou mais inteligentes do que outros, nenhum se ergue tão acima dos demais por forma a estar além do medo de que outro homem lhe possa fazer mal.
Apesar de suas idéias terem causado polêmica, ele foi uma espécie de símbolo na Inglaterra até o final de sua vida. Seu ponto de vista pode ser considerado abominável ou atraente; suas teorias brilhantemente articuladas são lidas por pessoas de todos os aspectros políticos. Bom é isso gente , espero que continuem acompanhando pois procuraremos sempre trazer novidades e que tambem continuem comentando.


 Luiza N. Almeida .

Um comentário:

  1. Luiza.

    Muito bom o post. Interessante observar que o homem ao longo do tempo e em seu “estado natural” foi abrindo mão de sua liberdade individual, aceitando regras e diretrizes, dando o poder de controle a outrem (num “contrato social”) . E somente alguns “racionalizaram” tal postura. Será a “racionalização” um caminho para a quebra do paradigma da manipulação da Industria da Cultura?? (sem que tenhamos de nos transformar em Hobbes ou Locke, claro!)

    Abraços. No aguardo de novos Posts.


    Guilherme

    ResponderExcluir