segunda-feira, 4 de abril de 2011

Informados, manipulados e Alienados

Estamos acostumados, manipulados sempre a obedecer regras, padrões de comportamento, linguística, ações, seja por nossos pais, pela escola, ou pela sociedade. Porém, nós somos manipulados também por quem as vezes nem imaginamos, A Mídia.
Atualmente o conceito de mídia está muito amplo, transcendendo os já “batidos” rádio e TV, mas essas novas mídias ainda continuam com esse objetivo. Essa manipulação dita nesse Post será relacionada a Informação, as chamadas “modinhas” teens e até mesmo de comportamento.

Atualmente na TV Brasileira temos diversos telejornais de renome, assim como bons canais de notícia a cabo ou parabólica, de certa forma esse é um grande benefício, pois temos diversas informações, noticias a nossa disposição 24 horas por dia. Porém ter grande acesso a informação não significa ter acesso as informações certas.      
O motivo dessa manipulação está no caráter que a mídia tem de moldar a opinião da grande massa de acordo com os interesses da Classe Dominante, a mídia obtém êxito com pois seu poder equivale aos Três Poderes que regem o país. O que acontece com a mídia brasileira acontece em qualquer lugar do mundo, não é do interesse dos governantes que a população saiba da real situação de seu país, ou senão de casos de injustiças, onde a pobreza e suas conseqüências  acaba por ser  escondida.
Pesquisando casos de manipulação encontrei o chocante caso de Isabella Nardoni que supostamente foi atirada do 6º andar de um prédio de classe alta em São Paulo por seu pai, nesse caso a mídia bombardeou-nos com a cobertura do caso, acabando fazendo sendo Sensacionalismo barato. Enquanto o Brasil todo se chocava com o caso Nardoni, no estado da Bahia uma menina foi atirada VIVA pelos pais ao rio, mostrando a verdadeira realidade brasileira que certamente foi acobertada pela imprensa que é dominada pelo Poder.
Dito isto, é bom ficarmos espertos, pois diante informações alienadoras podemos fazer julgamentos contrários, influenciando em nossa opinião influenciando-nos em momentos decisivos para nossa vida.     


                   Espero que como eu você também reflita sobre esse fato.

                                     abraço do Jader
       

2 comentários:

  1. Verdade Jader. E tem mais ainda. A banalização destas atrocidades, da violência que nem nos choca mais. Da globalização das técnicas de roubo, assaltos e demais crimes. Um padrão midiático na forma de veiculação das informações. Mas.... será que o sensacionalismo esta para o mídia ou para o publico?? As noticias são assim veiculadas porque a imprensa assim o quer, ou será que o publico leva a esse formato??

    Pensemos e Postemos....

    Abraços,


    Guilherme.

    ResponderExcluir
  2. Visitei e gostei! Aguardo a sua visita tbm: http://averdadeepraserdita.blogspot.com

    ResponderExcluir