segunda-feira, 28 de março de 2011

Você: um produto da Indústria Cultural


Oi pessoal , hoje vou falar sobre a manipulação da industria cultural sobre a população, abaixo tem um texto muito interessante que encontrei, após lê-lo reflita sobre o que ele tem a dizer .
."...é só através de seu conhecimento (da Indústria Cultural) que se pode propor uma nova compreensão, porque é só através de seu conhecimento que se pode propor uma nova política educacional, cultural e comunicacional capaz de fornecer subsídios para a alteração da própria Indústria Cultural. É só por meio de alunos críticos, de alunos que tenham conhecimento da Indústria Cultural que se pode ter a possibilidade de interferir para aperfeiçoá-la e melhorá-la. Não para piorá-la."

"... a televisão brasileira chega a quase todos os lares, sendo poucas as regiões do País sem acesso a ela. Portanto, se a televisão tem essa difusão, percebe-se que é impossível compreender a sociedade brasileira sem compreender a cultura e a Educação brasileiras, sem passar pela Indústria Cultural, é cometer um grande equívoco."

"... meu convite é para que a Escola aprenda a decifrar esses meios e a colocá-los a serviço de uma outra educação e de uma outra televisão. É preciso educar os alunos para não aceitarem esta televisão que aí está, porque esta não é a televisão. Mas é preciso antes estudar e conhecer os meios de comunicação de massa."
Publicação: Série Idéias n. 17. São Paulo: FDE, 1994.
Páginas: 53- 59


 Mas você sabe o que é a indústria cultural ?
Indústria Cultural é
a conversão da cultura em mercadoria, não referindo-se aos meios de comunicação (televisão, jornais, rádio...), mas ao uso dessas tecnologias por parte da classe dominante, para disseminação de suas idéias conformistas e controle da população.
A massifcação da cultura em geral inclusive a arte é devido a indústria cultural onde nossos meios de comunicação mostram apenas o que lhes interessa impondo aquilo que gera lucro a eles, não diferindo o bom do ruim .


O pensamento das pessoas não pode ser expresso, torna-se tudo igual , afinal a sociedade é completamente influenciável, despertando o interesse, sem despertar seu caráter crítico, fazendo assim uma "lavagem cerebral".



A falta de senso critíco, nos deixa alienados e completamente manipulados pela indústria cultural, por isso critique e questione. Bom pessoal é isso , espero que estejam gostando do nosso blog , espero que comentem , opinem e critiquem tambem, novas idéias são sempre bem vindas, até a proxima.

Luiza N. de Almeida.

Um comentário:

  1. Show!! Parabéns Luiza. Muito boa a abordagem da “Industria da Cultura”, mostrando um dos principais objetivos educacionais da atualidade. Não apenas nutrir o estudante de informação, mas principalmente ensinando-o “fazer o correto uso” da mesma. Considerando que a referida “Industria” ampliou significativamente nas ultimas décadas (internet, TV a cabo, etc....). Não nos falta informação, mas critérios adequados para utilizá-la.

    ! de Atenas, continuem postando...

    Abraços,


    Guilherme

    ResponderExcluir