quarta-feira, 23 de março de 2011

Conceito de Cultura



Oi pessoal! Como vocês viram, existem várias diferenças culturais. Vários tipos de culturas, mas até agora ninguém aqui falou aprofundadamente sobre o conceito de cultura. Cultura de um modo mais simples, é aquilo que caracteriza uma nação, um comportamento de certo grupo de pessoas. A Cultura pode ser confundida com Civilização, mas ambas apresentam conceitos distintos.
A Cultura é a condição de sobrevivência e perpetuação do homem em seu estado de natureza de preservação própria. Enquanto a Civilização é quando o homem evoluído, desenvolvia conhecimento capaz de gerar conforto. A Civilização afastava da sua origem de natureza. Quanto mais perto da natureza mas nativo será.
Essas idéias foram modificadas no século XVIII, e foram agrupadas. A cultura servirá para caracterizar a sociedade. Davam posições diferentes, de acordo com a hierarquia. A cultura era como medida de civilização.
No século XIX a Cultura com idéia de modernidade, passou a ter como elemento a técnica. Essa idéia perdura até hoje. Quanto maior a técnica, maior o valor de produção de trabalho. A Cultura é individual, particular e independente do grupo, a cultura sempre será pessoal. É a grande reserva de coisas geradas. A história é feita da cultura particular.
Existem dois tipos de Cultura. A primeira era a Unificadora, que era massificadora. Eram obrigados a respeitar a igreja católica e eram independentes de grupo. A outra era a Cultura Particular, que negava a igreja católica e formou a igreja protestante, com um conjunto de conquistas.  
Cultura é o que o homem produz, e deixando de ser natureza, é a elaboração do mundo atual. Existem dois planos de produção do homem. A primeira foi a produção material, onde o mundo era concreto. E segundo das idéias, que era o não material, possuíam normas sociais, religiões, costumes. 
Então é só isso mesmo, logo logo postaremos sobre novos assuntos que teremos na aula. Beijos
Maria Paula Borges Barcelos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário