quarta-feira, 30 de março de 2011

Você realmente escolhe o que quer?

Oi gente, espero que estejam gostando do nosso blog. Parabéns Luiza pelo post, ficou ótimo! Eu gostaria de falar um pouco mais sobre a indústria da cultura.

Como já viram, somos manipulados, controlados por essa indústria. Tudo que vestimos, compramos, usamos, desejamos, enfim tudo que está naquela listinha de desejos, que, somente quando os possuirmos iremos alcançar a felicidade, é fruto, uma mera criação da indústria cultural.

Seu objetivo principal fazer com que desejemos tudo que ela produz, tudo o que ela quer. Mas...como ela faz isso? Usando todos os meios possíveis, principalmente os de comunicação, para mostrar, de modo irresistível aquilo que ela quer que você tenha, ou o modo que você deve se comportar, como deve agir ou se vestir, o que você de desejar, escolher e ter. O cabelo, o corpo e as roupas da moda, o carro, o celular e o computador do ano.

                      
    
 Tudo isso inventando diversas justificativas, fazendo acreditar que escolhemos tudo porque queremos! Seu objetivo principal é o pensamento homogêneo, não gosta de diferenças, mas sabe usar os diferentes de maneira bem inteligente. Ela usa o pensamento diferente para promover novas modas, ideias, etc, transformando o que era diferente em algo universal, em mais um produto desejado por todos.




É uma indústria que visa capital, afinal de contas estamos vivendo em um mundo capitalista, arrecadar dinheiro para ela é muito importante, você gastar, para ela, é muito importante.Observe as seguintes situações.
I -  Muitos acreditam que a única maneira de se divertir em uma festa ou comemoração é, me desculpem pelo termo mas, "enchendo a cara".
      Mas se você parar para pensar, você só vai estar perdendo dinheiro e ainda por cima vai acordar mal e não vai se lembrar de nada no dia seguinte.
    
II - Existem aqueles que bebem absolut e aqueles que bebem pinga mesmo. Agora parando pra pensar um pouco, o que diferencia aquele que bebe absolut daquele que bebe a pinga? Muito simples, O PREÇO! 

            

  Enfim, a industria da cultura é aquela que domina, que manda e manipula, e nós somos os dominados e manipulados. Porque não somos nós que escolhemos o que queremos, alguém já escolheu por nós.

                                         
Carolina Pugliese




2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog pessoal! Idéias interessantes e bem escritas!

    Continuem assim! ^^

    Ferreira (Mente Dissonante)

    ResponderExcluir
  2. Carolina e Mariana,

    Muito interessante as matérias de vocês, uma vez que tem tudo a ver uma com a outra. É mais do que hora de deixarmos a alienação e sabermos o que desejamos. Assumir as “rédeas” dos nossos desejos de consumo. Abstermo-nos das aquisições por uma mera escolha compulsória da Industria da Cultura, que usa seus bens de produção para nos rotular. (conforme seu exemplo da Absolut e Pinga).

    Valeu. ! de Atenas. Estou adorando os posts.

    Abraços.

    Guilherme

    ResponderExcluir