quinta-feira, 31 de março de 2011

Sustentabilidade (Maria Paula)


Aqui no blog vemos falar sobre muitas e muitas coisas, mas acho que existe um assunto muito importante, que até agora não foi citado aqui. Esse assunto não faz parte da nossa matéria, mas de alguma forma faz parte do comportamento humano, que é o que estudamos em Sociologia.  Esse assunto preocupa muito a humanidade, mas mesmo assim ninguém se importa para mudar. Mas se cada um fizer a sua parte, acho que mudaria pelo menos um pouco o mundo. Sabe qual é esse assunto? Chama sustentabilidade, para quem não conhece também pode se dizer que sustentabilidade é a prevenção do meio ambiente.

Um dos fatores destruidores são sobre um dos principais elementos do mundo, que é a água, na qual sem ela não poderemos sobreviver, mas se o mundo continuar do jeito que está, logo logo nossos netos e bisnetos terão que aprender a viver sem a água. Já pensou como é você querer falar para seus netos como era bom brincar com água na época do verão, como existiam piscinas grandes, toma banho de mangueira ou tomar banho demorado... pois é, quando você contar pra eles isso, eles vão chorar e vão dizer: pois é, com esse seu egoísmo, hoje eu tenho várias doenças e sofro para sobreviver! Reflita sobre isso...



Outro fator que contribui para destruição do planeta são as destruições das florestas, matas e plantas. Porque elas são tão importantes quanto a água, então se pelo menos cada um de nós plantássemos nem que seja uma simples plantinha, faremos uma pequena ajuda para o nosso planeta.
                           
“Trabalhar com a sustentabilidade é plantar um presente que garanta a subsistência das novas gerações num planeta que pede socorro e se aquece a cada dia... Pois melhor que plantar arvores, despoluir rios, proteger animais, é semear a consciência de que a garantia da vida é respeitar as fronteiras da natureza.” Nildo Lage.

Agora vou mostrar o vídeo de uma banda, que fez um clipe sobre a sustentabilidade.

O que eu fiz - Linkin Park
 Nesta despedida
Não há sangue
Não há álibi
Porque eu retirei arrependimento
Da verdade
De mil mentiras
Então deixe a compaixão chegar
E limpar

O que eu fiz
Eu vou me encarar
Para eliminar o que eu me tornei
Me apagar
E esquecer o que eu fiz

Deixe para trás
O que você pensou de mim
Enquanto eu limpo essa ficha
Com as mãos
Da incerteza
Então deixe a compaixão chegar
E limpar

O que eu fiz
Eu vou me encarar
Para eliminar o que eu me tornei
Me apagar
E esquecer o que eu fiz

Pelo que eu fiz
Eu começarei de novo
E aconteça o que acontecer
Hoje isso acaba
Eu estou perdoando o que eu fiz

Eu vou me encarar
Para eliminar o que eu me tornei
Me apagar
E esquecer o que eu fiz

O que eu fiz

Perdoando o que eu fiz
“A base de toda sustentabilidade é o desenvolvimento humano que deve contemplar um melhor relacionamento do homem com seus semelhantes e a Natureza” Nagib Anderáos Neto. 




Um comentário:

  1. Maria Paula.

    Muito oportuno seu post. Lembremos que a Ucrânia tem uma extensa área inutilizada pelos próximos 300 anos, por conta do acidente de Tchernobyl. Agora assistimos o Japão lutando contra uma contaminação nuclear em massa. Isso sem mencionar os “acidentes” nas demais usinas nucleares do mundo e que não são contemplados pela mídia. A sustentabilidade, conforme dito por você, deve ser considerado não só a questão de recursos renováveis, mas também o “custo” ambiental presente e futuro. Esses “sustos”, alertam para que sejam revistas varias posturas do homem em prol do desenvolvimento, sob a sombra de alto preço ambiental.

    Valeu d+

    Guilherme

    ResponderExcluir