Após uma temporada sem postar retorno ao Blog trazendo uma filosofia diferente, a filosofia Celta.
Há alguns anos navegando pela internet encontrei um site que gostei muito que falava sobre algumas civilizações antigas, dentre elas a civilização Celta, a qual deste então tenho grande admiração. Então quando me deparei com o blog que sempre traz a filosofia convencional resolvi inovar e trazer algo pouco conhecido, a filosofia Celta.
Ainda no Medievo, a Velha Europa abrigou um povo de grande sabedoria, que fora o mais reverente à natureza e a espiritualidade (magia), esses são os Celtas. Esse povo de cultura tão rica, com uma vasta mitologia nunca chegou de fato a ter um império formato, já que sempre esteve a “margem da sociedade” e dita como Bárbaros valentes. Porém seu império é simplesmente seus dogmas e filosofia que nos traz muitos alertas para os dias atuais.
Na filosofia celta não existia vida sem morte, nem paz sem guerra. Significando que para nossa existência plena necessitamos do equilíbrio, ou seja, do negativo e do positivo, do mau e do bem. Porém essas características, esses dois polos existente em nosso Eu pode se desestabilizar com a valorização excessiva de uma delas, enquanto a outra está esquecida, podendo trazer como exemplo as ações Egoístas que ainda cercam nosso mundo, enquanto necessitamos de Benevolência e Caridade, para atingir o equilíbrio de nosso mundo.
Outra lição da filosofia celta é que só teremos progresso pessoal, nos tornando uma pessoa melhor se houver a compreensão e harmonização de todos os elementos que fazem parte do nosso ser.
"Somente conhecendo a face escura e selvagem e “domando-a”, poderemos tomar consciência da nossa divina complexidade, conhecendo assim a verdadeira e completa natureza."
A filosofia de vida Celta muito atrelada ao respeito, reverencia pela natureza e seus elementos, sempre valorizando-a. Em tempos que assistimos a um catastrófico cenário de autodestruição, destruição da natureza, nossa casa, através de queimadas, gases poluentes, desmatamento, extinção da fauna e da flora; é necessário resgatar essa qualidade de cuidar da natureza, valoriza-la para nosso bem, e continuação de nossa existência
“O mistério do Amor é maior do que o mistério da morte”
Oscar Wilde
Adorei, gostaria de saber mais sobre a filosofia Celta.
ResponderExcluir