domingo, 20 de março de 2011

Diferenças Culturais

 Bem, como é meu primeiro post no blog, sejam muito bem vindos! Já que entramos em um assunto muito interessante que são as diferentes culturas do nosso mundo, eu gostaria  de falar pra vocês sobre culturas diferentes também, mas que estão um pouco mais perto. 
Muitas pessoas pensam  que a cultura só é diferente se for de um outro país, ou até mesmo de outro continente, mas se pararmos um pouco para observar o nosso país teremos uma agradável surpresa. O Brasil é considerado o quinto maior país do mundo, e como consequência tem uma cultura muito diversificada, mas não é só por ser um país continental que ele é tão diversificado, lembrem-se o povo brasileiro é resultado de uma grande mistura de portugueses, índios, africanos e imigrantes, o que também ajudou muito na construção dos nossos costumes.
Eu acho que as diferenças culturais existentes entre os povos indígenas que habitam a região norte do Brasil, e os habitantes da caótica região sudeste são enormes. Fazendo uma rápida análise conseguimos observar que:

 
As crianças indígenas ainda tem a liberdade de tomar banho no rio, e nem precisam se preocupar com roupa de banho. Elas vivem em contato direto com a  natureza, enquanto as crianças da cidade se divertem em piscinas de clubes e muitas nunca tomaram um banho de rio!
 
 Também vemos diferenças nos tipos de brinquedos e brincadeiras. Os índios brincam ao ar livre com brinquedos simples, feitos de materiais retirados da natureza e nós da cidade ficamos em casa ou em parques brincando com brinquedos mais “tecnológicos”.

                                              






São poucos exemplos, mas acho que é o suficiente para refletir na grande riqueza cultural do nosso país, cada região desse país continental tem seus hábitos e costumes que as diferenciam umas das outras. As diferenças, não só as culturais, mas todos os tipos de diferenças, fazem parte do ser humano, da sociedade, da vida, e cabe a nós aprendermos a conviver com elas.

Espero que tenham gostado!
Continuem acompanhando o blog, não faltará postagem!

Carolina de A. Pugliese



Nenhum comentário:

Postar um comentário