sábado, 11 de junho de 2011

O conceito de liberdade individual para o filósofo Sartre e as leis e regras morais



Oi pessoal, já faz um tempinho que não apereço por aqui ! Hoje vou falar sobre o conceito de libertade individual .

Para Sartre o homem é homem pela sua condição de ser livre e faz-se afirmando suas escolhas livres, assim sendo produto de sua liberdade, pois é na ação livre que o homem escolhe seu ser, que se constrói enquanto sujeito. Por outro lado, no mundo da natureza não há liberdade, mas o determinismo dos instintos; assim, falar no humano é falar num ser que escolhe as ações que faz. Dessa forma toda ação, escolha, objetivo ou condição de vida são produtos da liberdade humana. Assim, a liberdade deixa de ser uma conquista humana, para, segundo Sartre, ser uma condição da existência humana enquanto as leis e regras morais, é uma lei universal das ações que manda agir de acordo com o que a vontade quer que se torne uma lei válida para todos. Em outras palavras, cada indivíduo, portador de uma boa vontade, saberia escolher, dentre suas regras particulares, aquela que pudesse valer para todos os demais sendo do ponto de vista teológico todos os homens, independente da crença, conhecimento intuitivo do bem e do mal.
Bom pessoal é isso, continuem comentando e acompanhando para mais novidades.

Luiza N.

Um comentário:

  1. Ótimo post Lú. Primeiro eu gostaria de perguntar pelo “Almeida”??? rsrsrsr... Segundo, o que acha de ausência de liberdade em razão dos medos e “amarras” pessoais? Aquela liberdade não experimentada em detrimento de um medo subliminar, pessoal e na maior parte das situações, que vem desde a mais tenra infância?
    Será (esta “medo”) um mero sinalizador das situações “desconfortáveis”, se já as vivenciamos ou um tabu a ser vencido no objetivo da liberdade individual e de fato?

    Abraços

    Guilherme Almeida.

    ResponderExcluir